Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rapariga Caminhante

Rapariga Caminhante

PR 5 Rota da Queixoperra

Rapariga Caminhante, 17.06.21

240_F_131231305_ZPjAaFUeKpsFuNCCMAAvzRtJoj6NJOsi.j

Caracteristicas do percurso
 
Local: Queixoperra
Nível de dificuldade: Moderado
Extensão: 11 km
Tipo de percurso: Circular e sinalizado 
Inicio/Fim do percurso: Junto ao Centro Recreativo e Cultural de Queixoperra (Coordenadas 39°33'10.9"N 8°04'25.2"W )
 
Melhor altura para ir: Primavera, Outono e Inverno
 
O que levar para o caminho:
  • Mochila confortável
  • Calçado e roupa adequada para as caminhadas
  • Casaco impermeável em épocas de chuvas (Verificar sempre a meteorologia)
  • Bastões de caminhada
  • Comida e água
  • Protetor solar, chapéu e óculos de sol
  • Repelente de insetos
  • Um saquinho para colocarem o vosso lixo
  • Telemóvel para terem ajuda do GPS (não esquecer de ter mapa offline, muito importante para sítios com muita pouca rede ou nenhuma)
  • Powerbank
  • Kit de primeiros socorros
 
Este percurso inicia junto ao Centro Recreativo e Cultural de Queixoperra e seguimos em direção à Fonte de Mergulho onde tem uma linha de água. Após este ponto vamos então atravessar uma ponte e subir até a estrada alcatroada.
(Galeria, carregar na seta para ver as restantes fotografias)
 
Durante 2km vamos caminhar num caminho florestal com bonita vista sobre os montes mas infelizmente afetados pelo incendio.

Photo_1623870020655.jpg

Photo_1623870021830.jpg

De seguida iremos entrar num trilho mais estreitinho descendo para um vale onde iremos entrar numa zona ribeirinha com um moinho e uma pequenaaa queda de água com a sua lagoazita. 

Agora vem a melhor parte deste percurso, chegar até às Azenhas e ao poço das Talhas, um sitio magnifico com azenhas, poço, levada e com mesas de merenda onde podemos desfrutar e descansar. As azenhas estão totalmente recuperadas com o engenho de moagem e com objetos antigos dentro delas para podermos viajar no tempo para saber como eram as coisas à uns anos atrás. 

Photo_1623870209235.jpg

Mais a baixo temos o poço das talhas, pequenas quedas de água e lagoas podemos maravilhar neste sitio. Bem... o que é bom acaba rápido e temos que continuar o caminho. Seguimos a levada até chegarmos a um pequeno açude. 
Mais á frente vamos atravessar uma ponte de madeira e seguimos paralelamente ao ribeiro onde passaremos por mais um moinho e uma pequena queda de água. 

(Galeria, carregar na seta para ver as restantes fotografias)

Seguimos agora em direção à represa do Cabril, pensei que desse para ver mais de perto mais ainda estamos um pouco afastamos. 

(Galeria, carregar na seta para ver as restantes fotografias)

Para a frente o nosso percurso seguirá maioritariamente por estradão de terra por entre os campos agrícolas do Carvalhal, durante o caminho passaremos por uma pequena ponte, a antiga ponte, que indicam ser romana. 

Photo_1623870544944.jpg

Photo_1623870594761.jpg

Após a passagem pelos campos agrícolas vamos subir até ao miradouro da Serra do Corvo onde temos uma vasta vista sobre os montes em redor e sobre Queixoperra. 

Photo_1623870637766.jpg

Faltando menos de 2 km para terminar o percurso seguimos descendo pelo estradão em direção a Queixoperra. Já chegando a Queixoperra vamos passar pela Travessa do Encalhão que faz lembrar as ruas de aldeias de xisto.